Além do futebol: livro conta a história de outros esportes na América do Sul
Pré-venda com 25% de desconto!!!
Esportes na América do Sul: Uma História
Um livro de Matthew Brown
O que a rinha de galo, o boxe, a tourada e o futebol têm em comum? Essas práticas pertencem a história das culturas esportivas da América do Sul investigadas por Matthew Brown no livro Esportes na América do Sul: Uma História. A obra é um tradução inédita em língua portuguesa que a Editora Ludopédio acaba de lançar em pré-venda exclusiva no nosso site.
Com olhar atento às tradições dos povos originários e o impacto da presença europeia no subcontinente, o autor analisa as misturas e transformações de diferentes modalidades do início do século XX.
Garanta já o seu exemplar com desconto de 25% de pré-venda
O livro Esportes na América do Sul: uma história tem o objetivo de compreender a produção e a transformação das culturas esportivas da região até a organização da copa do mundo FIFA de futebol masculino em 1930 realizada no Uruguai, marco simbólico da inserção sul-americana nos grandes eventos esportivos. Trabalhos anteriores na área tendiam a adotar uma abordagem regional centrada exclusivamente no futebol e suas raízes imigratórias, predominantemente inglesa.
Brown adota uma perspectiva alternativa, baseada nas culturas esportivas locais, que remontam às práticas indígenas e coloniais, para examinar as dinâmicas esportivas regionais. Nessa nova análise histórica, o autor incorpora práticas anteriormente subestimadas, como o circo, as brigas de galo e as touradas. Ao integrar esses elementos às influências esportivas trazidas pelos imigrantes, Brown investiga como o cenário esportivo emergente se integra aos projetos nacionais, especialmente no contexto das discussões sobre ideologias de raça e gênero, violência e resistência física, e seu papel na formação dos cidadãos.
A partir de um amplo levantamento de fontes, a obra postula historicamente um novo lugar para o esporte sul-americano, não mais categorizado como uma prática que apenas recebeu influências europeias e norte--americanas, mas destacando seu papel como agente transformador nas primeiras décadas do século XX.
Em suma, o livro mostra como os esportes surgiram de culturas esportivas disseminadas, marcadas pelo passado colonial sul-americano, e aponta, ainda, os vínculos crescentes dessas sociedades com o universo esportivo que começava a ser compartilhado mundialmente.
Prof. Drª Daniele Medeiros - Doutora em Educação e Pesquisadora de Pós Doutorado da Faculdade de Educação Física da Unicamp
O livro de Matthew Brown é o sétimo da coleção Academia Ludopédio e o décimo terceiro da editora. Confira os demais títulos da coleção Campo de Jogo.